Back to Blog

Humidade devido à condensação: causas, prevenção e reparação

 

A condensação é um fenómeno que ocorre em todas as casas devido à humidade no ambiente.
Este tipo de humidade é determinado pela quantidade de vapor de água no ar e varia de acordo com as condições ambientais ou meteorológicas, tais como a temperatura.

No entanto, quando a humidade atinge 100%, ocorre o fenómeno de condensação, em que o vapor de água que estava em estado gasoso se transforma em estado líquido.

A humidade devida à condensação aparece geralmente sob a forma de névoa nos vidros e janelas ou através de danos visíveis na casa, tais como manchas de bolor negro nas paredes e tetos, acompanhadas de um cheiro forte, que pode ser muito perigoso para a saúde das pessoas.

 

 

Porque ocorre a humidade da condensação?


A humidade de condensação ocorre no interior de um edifício quando a temperatura no interior é muito mais elevada do que no exterior e aparece principalmente perto das superfícies mais frias de uma sala: em vidro, caixas metálicas, tubos, paredes expostas ao exterior, tetos.

Em relação aos quartos isto acontece normalmente quando estão “fechados” ou quando têm elevada humidade ambiente devido à sua atividade, tais como sótãos, caves, casas de banho, cozinhas…

As principais causas da humidade devido à condensação são:

  • Humidade ambiental excessiva e falta de ventilação nos quartos.
  • Deficiência no isolamento da carpintaria de portas e janelas exteriores.
  • Isolamento insuficiente ou inexistente no envelope da fachada.
  • Excesso de temperatura dos sistemas de aquecimento.

 

Como prevenir e evitar a humidade da condensação?


Para prevenir e eliminar a humidade devido à condensação, existem duas medidas principais e a melhor solução é uma combinação de ambas.

Em primeiro lugar, é necessário ventilar adequadamente os locais mais susceptíveis à acumulação de humidade: casas de banho, cozinhas, caves, sótãos…

Em segundo lugar, é aconselhável isolar e eliminar possíveis pontes térmicas que possam existir principalmente na envolvente do edifício.

Para este fim, os tratamentos seguintes podem ser aplicados com tintas ou revestimentos no exterior e interior da fachada:

A aplicação do sistema de isolamento térmico no exterior para a fachada eliminará a sensação de “parede fria” e evitará o aparecimento de humidade devido à condensação superficial e à formação de bolor no interior do edifício.

Para o interior da fachada, em paredes viradas para o exterior ou zonas frias, o isolamento das paredes divisórias interiores pode ser reforçado através da aplicação de tintas termo isolantes.

Isto também irá reduzir a sensação de “parede fria” e a possibilidade de condensação de humidade e o aparecimento de manchas e bolor.

 

Como reparar a condensação?


Quando a habitação já tiver sido danificada por condensação húmida, é necessário seguir um procedimento de reparação e restauro do substrato:

Se o substrato não for consistente, é necessário remover mecanicamente possíveis manchas, peças desintegradas ou soltas na parede, sujidade….
Se a superfície estiver contaminada, é essencial limpá-la e desinfetá-la com um produto de limpeza, utilizando um produto adequado, como Montolimp ou Montolimp Spray.
Se necessário, quaisquer fendas ou fissuras devem ser reparadas.
Priming e consolidação do substrato com fixadores, tais como Fijamont/Fijamont Acqua.
Finalmente, acabamento com tinta com tratamento específico contra o bolor. Na Tintas Compinta temos várias gamas de produtos com conservantes anti-molde como as gamas Massima, Ovaldine, Magnum e Uno.
Por outro lado, em paredes localizadas em divisões sujeitas a elevada humidade ambiente, tais como casas de banho ou cozinhas, é aconselhável proteger os cantos, pinturas, revestimentos porosos… com um selante resistente ao contacto direto com água condensada, que atuará como uma barreira entre a parede e a humidade. Produtos tais como Impersil, Impersil Acqua ou Acripol Barniz são perfeitos para esta função.

Share this post

Back to Blog