Back to Blog

Como tratar uma parede com diferentes graus de humidade

A humidade aparece sem aviso e, uma vez detectada, é preciso agir o mais rapidamente possível para evitar que se agrave. Não seja demasiado confiante, porque o que hoje é um problema menor para o seu cliente, se o deixar em paz, amanhã será muito pior.

As razões que levam ao aparecimento de manchas de humidade e à queda da tinta são muitas e variadas. Agora, sabe como tratar uma parede húmida?

Combater uma parede húmida

Se precisar de reparar a humidade devido a infiltrações, o que tem de fazer é eliminar as infiltrações pela raiz, porque se o fizer superficialmente, elas voltarão a aparecer. Para isso, a primeira coisa a fazer é descobrir a sua origem e a sua causa. Pode provir de uma zona mal impermeabilizada, de uma capilaridade na parede, de um cano roto, de fissuras, de fendas…

Uma vez localizada a origem e consoante a casa, será necessário decidir qual das soluções será a mais indicada, para solucionar.

Agora, vamos ajudá-lo a reparar a humidade devida à filtração nos exteriores para que os seus clientes fiquem satisfeitos com o seu trabalho.

Em primeiro lugar, deve retirar toda a tinta que esteja em mau estado até que a parede seja reparada. Descubra onde estão as fissuras ou fendas que podem estar a provocar a fuga e utilize Plasmont Fibra Elastico. Uma massa de impermeabilização super-elástica, ideal para eliminar fissuras e gretas. Aplicar uniformemente para evitar imperfeições. Atenção que o tempo de secagem é de 4 a 8 horas. De seguida, aplicar Montokril Elastomero. Uma membrana elástica e impermeável utilizada para proteger e decorar fachadas e paredes exteriores. Também isola a fachada da água da chuva graças à sua boa durabilidade e resistência à luz solar. Tem uma elevada cobertura, baixo brilho e um tempo de secagem de 1 hora, o que a torna num dos produtos preferidos dos pintores profissionais.

Quando o substrato estiver seco, será necessário reparar a fuga no interior com enchimentos e tinta. Para isso, pode utilizar a massa multiusos Plasmont, que pode ser utilizada para alisar superfícies com diferentes texturas e dá a possibilidade de aplicar camadas espessas, ou o lijafacil, uma massa em pó que é fácil de lixar e também pode ser utilizada para alisar superfícies. Quando se trata de limpar a nódoa, o spray Montolimp vai ajudá-lo. É um produto que ajuda na conservação e tratamento de materiais de construção como paredes, tectos ou pavimentos. Para selar a nódoa, o melhor produto que pode encontrar no mercado é o anti-manchas Tixoway. Uma tinta aquosa mate com a opacidade ideal para isolar e cobrir todo o tipo de manchas, desde manchas de humidade a manchas de nicotina, fumo ou gordura. E para terminar o seu trabalho, e dar-lhe o acabamento que deseja, utilize Massima +. Um esmalte à base de água para paredes e tetos com máxima durabilidade contra manchas e riscos.

Mas este não é o único tipo de humidade que terá de enfrentar.

Sabe o que fazer se encontrar humidade ascendente no seu próximo projeto?

A humidade ascendente encontra-se quase sempre na parte inferior das paredes, pois é nestas zonas que existe uma maior presença de fluxos verticais de água que se infiltram por capilaridade, gerando assim a humidade. Para reparar uma parede que sofre desta patologia, o revestimento deve ser lascado até ficar limpo e sem vestígios de humidade. O ideal é utilizar uma argamassa anti-humidade que o ajudará a reparar as paredes interiores e que cobrirá a humidade, eliminando-a completamente da zona afetada.

Uma vez feito tudo isto, aplicar Fijamont Acqua. Trata-se de um primário fixador aquoso de máxima penetração em superfícies porosas, pintadas ou de construção recente. A sua característica anti-humidade e a sua máxima aderência fazem com que evite depósitos de sal, ao mesmo tempo que endurece e higieniza a área onde foi utilizado.

Pintar a superfície afectada no interior com Tixoway acqua anti-humidade. A sua alta transpirabilidade permitirá a evaporação da água e evitará que a tinta se descole ou gere humidade por capilaridade.

Para o exterior, nas Tintas Compinta encontra revestimentos transpiráveis como a Ovaldine Siloxano. Um produto ideal para a proteção e decoração de fachadas e muros. O seu aspecto mate profundo ajuda a ocultar possíveis imperfeições e, sendo hidrófugo e autolimpante, apresenta um equilíbrio perfeito entre respirabilidade e impermeabilidade. Além disso, proporciona uma elevada durabilidade e resistência à chuva, à luz solar ou à sujidade ambiental.

E, por último, mas não menos importante, e não menos comum, certamente já se deparou com o problema da humidade devido à condensação no seu trabalho.

A humidade de condensação é gerada de forma constante e imperceptível devido a uma acumulação de vapor ou de gotículas de água. Só pode ser detectada se aparecer bolor ou uma mancha de humidade. Se encontrar bolor, deve eliminá-lo.

Eis os passos a seguir para tratar a humidade de condensação:

Em primeiro lugar, a mancha deve ser removida, para isso pode utilizar o nosso produto Montolimp. Ideal para a conservação e o tratamento de materiais contaminados pela humidade.

Se tiver uma parede com lascas, o plasmont multiusos será o seu melhor amigo. Da mesma forma que já mencionámos esta massa para reparar as fugas, também pode ser utilizada para reparar as lascas.

Depois, quando a massa estiver seca, é altura de aplicar Fijamont. Um primário fixador à base de solvente com penetração máxima em superfícies porosas, pintadas e recém-construídas. É também resistente à humidade e fixador de emulsões.

Para terminar, pintar a zona afetada. Magnum Termo-isolante anti-condensação é uma tinta de base aquosa ideal para esta patologia. As suas qualidades de isolamento térmico actuam simultaneamente como absorvente acústico e anti-condensação. Esta tinta tem um acabamento branco, se quisermos cor, podemos utilizar uma tinta com aditivos anti-bolor, tais como: Ovaldine Mate, Ovaldine+, Magnum+…

Outro produto que responde às necessidades da humidade de condensação é a Massima +. Um esmalte à base de água para paredes e tetos. Tem uma duração máxima e o seu tempo de secagem é de 15 a 30 minutos.

Quer saber mais sobre estas patologias relacionadas com a humidade? Veja o nosso post Porque aparecem as manchas de humidade e a tinta cai e saiba mais sobre elas.

 

Saiba mais e obtenha toda a ajuda com o seu projeto, junto da nossa equipa comercial: 936 359 292 (chamada rede móvel nacional)

Share this post

Back to Blog