Back to Blog

Reduza a temperatura das fachadas no verão com a tecnologia Fachadas Frias


 

Durante os meses de verão, especialmente quando as condições meteorológicas atingem os seus picos máximos, as fachadas e os espaços interiores são afetados pelo aumento da temperatura, provocando um aumento do custo energético das habitações devido à utilização de ar condicionado e uma diminuição da qualidade de vida das pessoas que os habitam. 

Como reduzir a temperatura dos edifícios no Verão?

Para lidar com este aumento de temperatura no verão e incentivar a economia de energia e a sustentabilidade dos edifícios, a Montó desenvolveu a inovadora “tecnologia Fachadas Frias” , uma coleção de cores que incorporam um pigmento frio que permite que a fachada não retenha tanto o calor externo . 

Todas as cores dos gráficos de fachada das Pinturas MONTÓ (COF e Eterna) têm um valor próprio de TSR (Solar Reflectance Value), que representa a refletância de cada cor ao espectro solar completo. 

Normalmente, as cores derivadas do branco, ou cores claras em geral, são as que possuem maior valor TSR e por isso refletem mais luz, melhorando o conforto térmico no interior do edifício e reduzindo o consumo de energia. 

Enquanto as cores mais escuras possuem valores de TSR mais baixos e absorvem mais calor. 

Graças à implementação da “tecnologia Fachadas Frias” nos revestimentos de fachadas, das Pinturas MONTÓ, disponibilizamos,  tonalidades mais escuras e intensas com valores de TSR superiores aos obtidos com os revestimentos tradicionais e cores de fachadas. Desta forma é possível atingir reduções de temperatura até 15ºC. 

Assim sendo, os terraços e paredes das fachadas podem ser pintados com tons tradicionais e escuros, conseguindo reduzir a temperatura interior de 4ºC para 15ºC nos meses de verão, dependendo da orientação, localização, entre outros.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é Temperaturas-de-casa-1024x542.png

 

Vantagens e características da tecnologia Fachadas Frias

 

A principal vantagem da tecnologia Fachadas Frias é a grande economia na conta de luz devido ao menor consumo de aparelhos de ar condicionado que por sua vez melhora a qualidade de vida. Além disso, também garante maior durabilidade do revestimento, pois reduz a degradação da cor e melhora a resistência aos fatores climáticos. 

A tecnologia Fachadas Frias está disponível em 57 cores das cartas COF e Eterna para revestimento de fachadas. 

Para analisar a eficácia da tecnologia, foram realizados diversos testes onde foram analisados os dados do HBU ou Solar Heat Gain Test, que mede o acúmulo de calor em produtos de construção de acordo com ASTM 4803-97. 

Saiba mais sobre esta tecnologia, junto das nossas equipas! Estamos à distância de uma mensagem: 936 359 292 (chamada rede móvel nacional)

Share this post

Back to Blog