Back to Blog

Como evitar a humidade por capilaridade

 

Com a chegada do outono, as temperaturas caem e começa a temporada de chuvas e tempestades. Nesta situação, é fundamental proteger os edifícios para evitar a proliferação de problemas de humidade.

Com chuvas torrenciais, a filtragem da água da chuva pode gerar a aparência de humidade tanto no interior da edificação quanto na fachada e causar problemas como:

o     A deterioração da consistência das paredes e muros, vital na estrutura dos edifícios.

o     O desgaste do aspecto estético da edificação com o aparecimento de defeitos, como lascas, manchas húmidas, entre outros.

o     Aparecimento de mofo nas paredes, pisos, móveis e que podem levar à má qualidade do ar e afetar consequentemente a saúde das pessoas que habitam no edifício, com condições como asma, doenças respiratórias ou alergias.

 

O que é a humidade ascendente?

 

 A humidade por capilaridade é uma das patologias mais comuns nas edificações e é causada pela presença de água do subsolo, que sobe pelos poros e capilares presentes nas paredes das edificações.

As edificações afetadas por este problema costumam apresentar humidade no subsolo e em rodapés, podendo aparecer tanto dentro como fora da edificação.

A humidade por capilaridade é reconhecida porque gera manchas húmidas, lascas e abaulamentos na pintura, eflorescências, mofo , que aparecem no nível do solo e sobem pela parte inferior das paredes.

 

 

Como proteger o edifício da humidade ascendente?

 

Por um lado, para evitar o aparecimento de humidade por capilaridade, é fundamental proteger o edifício com uma barreira física no exterior durante a execução da obra, por exemplo com uma membrana impermeabilizante ou uma câmara, que serve para travar a ascensão da água.

Por outro lado, quando os edifícios já foram afetados pelos danos causados ​​pela humidade ascendente, é necessário efetuar um tratamento.

A parte da parede que não está em contacto com a fonte de humidade e que foi exposta à ascensão capilar necessita de renovação com revestimentos respiráveis ​​que convivam com a eventual humidade presente na parede e que não provoquem a acumulação de mais humidade no interior .

Para isso, deve-se realizar o seguinte processo:

o     Descasque ou remova todas as camadas de revestimento da parede, até 50cm acima do nível máximo onde a humidade atinge.

o     Deixe a parede ao ar livre o maior tempo possível para que a humidade interna evapore.

o     Aplique novamente um revestimento com argamassas e tintas respiráveis:

  Plasmont Antihumedad , argamassa cimentícia para a prevenção e recuperação de paredes com tendência à humidade ascendente do subsolo.

  Tixoway Anti Humidade Água , tinta interior respirável para paredes com problemas de humidade capilar.

   Para remover manchas de salitre, Fijamont Água .

 

 

Saiba mais informações, junto da nossa equipa comercial: geral@tintascompinta.com | 253 433 106 | 936 359 292

Share this post

Back to Blog