Back to Blog

O que fazer quando há uma fuga de água através da parede

Como profissional de pintura, certamente já se deparou com projetos em que a humidade dificultou o seu trabalho. A humidade é uma das patologias de pintura mais comuns e uma das mais difíceis de tratar devido à quantidade de danos que causa e às diferentes razões pelas quais pode aparecer.

Antes de agir contra a humidade, é necessário conhecê-la bem e saber de onde vem, porque dependendo do tipo de humidade, é necessário fazer uma coisa ou outra.

Porque é que a humidade pode aparecer?

    • Inserção: este tipo de humidade é geralmente causado por uma impermeabilização incorrecta. Outro fator que pode provocar o aparecimento de humidade por infiltração são as fendas ou fissuras, que podem servir de passagem para a água da chuva.
    • Capilaridade: estas manchas de humidade aparecem normalmente na parte inferior da parede, tanto em paredes de caves, garagens e pisos térreos. Provavelmente já ouviu falar muito de humidade ascendente, mas caso não saiba exatamente do que se trata, aqui fica uma explicação simples. É um problema causado pela ascensão da água através dos poros dos materiais de construção, como tijolos, cimento, pedra, etc…

Quando o material poroso entra em contacto com a água, os poros começam a atuar como pequenos tubos capilares que permitem que a água se mova e seja absorvida pela parede, criando a humidade ascendente.

    • Condensação: A humidade de condensação ocorre no interior das habitações. A humidade excessiva no ambiente, quando colide com um forte contraste de temperatura, faz com que o vapor de água no ar se condense em forma líquida. Isto ocorre normalmente nas paredes, janelas e tectos de uma casa. A sua acumulação cria as manchas de humidade, o bolor e a deterioração dos materiais que causam tantas dores de cabeça no trabalho.

Agora já sabe um pouco mais sobre as humidades que pode enfrentar, mas sabe como tratá-las? Aqui dizemos-lhe como combatê-las e quais são os melhores produtos para garantir que os seus clientes ficam satisfeitos com o seu trabalho.

Como lidar com os diferentes tipos de humidade?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que nunca se pinta um substrato húmido, antes de mais, é preciso repará-lo.

Para solucionar a humidade por filtração, o primeiro passo é identificar a origem do problema e reparar as fissuras ou fendas, se forem a causa. Para isso, Pinturas Montó oferece um produto ideal, Plasmont Fibra Elastico. Uma massa impermeabilizante super elástica com fibras pronta a ser utilizada no tratamento de fissuras e gretas. Deve ser repintado quando o produto estiver seco. Em caso de fugas provenientes do exterior, devem ser tomadas medidas como a impermeabilização da fachada ou da superfície. Nestes dois artigos “Porque é que a impermeabilização horizontal é importante” e “Como impermeabilizar uma fachada e que tinta utilizar”, explicamos-lhe porque é tão importante impermeabilizar e como fazê-lo corretamente para resolver os problemas de humidade e evitar que se repitam no futuro.

Se for confrontado com humidade ascendente, deve primeiro fazer um diagnóstico de todos os danos para identificar o nível do problema e ver qual a opção mais adequada às suas necessidades. Por um lado, existe a opção de impermeabilizar a fundação de forma a bloquear a ascensão capilar da água. Por outro lado, pode ser criado um sistema de drenagem para desviar a água da estrutura, reduzindo assim a pressão hidrostática.

O produto que funciona melhor é o Ovaldine Siloxano. Um revestimento suave de siloxano para a proteção e decoração de fachadas e paredes exteriores. O seu aspeto mate mineral profundo ajuda a esconder as imperfeições. Além disso, é repelente à água e auto-limpante e tem um equilíbrio perfeito entre respirabilidade e impermeabilidade. É também altamente durável e resistente à luz solar, a temperaturas extremas, à água da chuva e ao envelhecimento. E como se isto não bastasse, tem um tempo de secagem de 1 hora. Todas estas características fazem dele um dos produtos preferidos dos pintores profissionais.

Por fim, se tiver de lidar com a humidade de condensação, a primeira coisa a fazer é identificar as áreas afetadas e tomar as medidas necessárias, como melhorar a ventilação para reduzir a humidade na divisão. O mais importante é isolar as áreas afetadas, utilizando produtos anti-bolor e isolando as pontes térmicas. Um produto que ajuda a evitar a condensação de humidade é o Magnum Thermo-insulating Anti-condensation. Uma tinta de base aquosa que atua como isolante térmico e, ao mesmo tempo, como absorvente acústico e anti-condensação. As suas qualidades fazem dela o produto ideal para este tipo de humidade.

Outro produto a considerar é a Tixoway Antimanchas Acqua. Uma tinta aquosa mate com uma excelente opacidade que a torna o melhor produto para isolar e cobrir manchas de humidade seca. Se forem aplicadas duas demãos, consegue-se um isolamento e uma cobertura total.

Estes são apenas alguns exemplos de algumas das patologias com que se pode deparar diariamente no seu trabalho. Se estiver interessado em saber mais e como resolvê-las, descarregue gratuitamente o nosso “Guia profissional das patologias da pintura” e encontre as soluções de que os seus clientes necessitam.

Para mais informações contacte a nossa equipa comercial: 936 359 292 (chamada rede móvel nacional)

Share this post

Back to Blog