Back to Blog

A importância do primer antes da pintura

 

O primer é uma etapa vital antes da aplicação da tinta. A diferença entre um acabamento previamente preparado e uma superfície onde a tinta foi aplicada diretamente, não é percebida apenas no resultado, mas sim na resistência e durabilidade da tinta. É a diferença entre um bom resultado e um excelente resultado.

O primer é um revestimento que prepara a superfície para a pintura posterior. A sua função é selar os poros das superfícies e dar maior aderência ao suporte. 

 Vantagens de aplicar um primer antes de pintar:

 

  • Reduz o consumo de tinta, pois serão necessárias menos demãos para garantir um excelente resultado. 
  • Permite alterar a cor da decoração de qualquer superfície . Se nosso objetivo for passar de uma cor escura para uma mais clara, o primer irá proporciona maior luminosidade e irá facilitar o processo, dando origem a um acabamento uniforme e sem irregularidades de cor. 
  • Adere melhor ao suporte, o que permite que a tinta e a cor permaneçam como no primeiro dia por muito mais tempo.
  • Previne o aparecimento de possíveis patologias como humidade, condensação ou oxidação em superfícies expostas aos elementos. 

 

 

Tipologia de primários

 

Existe uma grande variedade de primers com diferentes funcionalidades, mas assim como a tinta de acabamento, os primers podem ser divididos na seguinte tipologia:  

Primers à base de água: oferecem secagem rápida, não são inflamáveis ​​e são praticamente inodoros. Além disso, são revestimentos ecologicamente responsáveis. 

Primers sintéticos: detêm uma base solvente e são compostos por resinas sintéticas. Detendo assim, um odor mais forte. 

No entanto, o mais importante aquando da escolha do tipo de primer é  levar em consideração a natureza do suporte e as funcionalidades necessárias. 

 

Living room interior wall mockup in warm tones with pink armchair,minimal design.3D rendering

Primários para diferentes aplicações

 

Primer para Paredes e Tectos

Emulsão fixadora : é um primer fixador universal para superfícies porosas, muito penetrante e de grande aderência. Regula a absorção em novas construções e restauros. Além disso, tem a capacidade de endurecer e limpar fundos. 

Primer Universal

Montoprimer total acqua: é um primer universal à base de água, multiaderente, monocomponente para a maioria dos suportes. É antioxidante, de secagem rápida e pode ser pintado com tintas plásticas, esmaltes, poliuretanos, epóxis…

Montoprimer total: é o primer universal sintético, multiaderente e monocomponente para a maioria dos suportes. Também antioxidante, secagem rápida. e repintável com tintas plásticas, esmaltes, poliuretanos, epóxis…

 

Primer para Metal

Impripol:  primário anticorrosivo poliuretano de bicomponente branco de elevada aderência ao metal. Ideal para aplicações exigentes: ambientes marinhos, galvanizados e estruturas. 

IMPRIEPOX M-10: primer anticorrosivo epóxi branco de dois componentes com grande aderência ao metal e outros suportes como poliéster. 

Primer sintético: primer anticorrosivo à base de resinas alquídicas. Secagem rápida ao ar.

 

Primer de Fachadas

Fixamont: primer fixador à base de solvente que garante a máxima penetração em superfícies porosas, pintadas ou recém-construídas. É um produto anti-humidade, com máxima aderência, que previne salitre e esmaltes. 

Fixamont acqua: também é um primer fixador para fachadas, mas é à base de água, o que oferece máxima aderência, penetração e evita o aparecimento de humidade e salitre.  

 

Primer para Pavimentos

Epoxy Floor Primer: produto transparente à base de água para aplicação em uma ampla variedade de suportes, à base de resina epóxi e poliamida modificada. Ele é projetado para atuar como uma ponte entre suportes de difícil aderência e outros produtos de acabamento.

Share this post

Back to Blog