Back to Blog

Porque é que o efeito de brilho aparece na pintura?

O efeito de brilho é uma das patologias de pintura mais comuns. Como pintor profissional, provavelmente já teve de lidar com esta patologia mais do que uma vez num dos seus projetos.

Efeito de brilho na pintura

 

As marcas que aparecem na tinta mate e na tinta acetinada quando são esfregadas uma contra a outra são conhecidas como o efeito de brilho na tinta.

Deve ter-se em conta que o efeito de brilho dependerá da rugosidade da superfície, ou seja, quanto mais áspera for a superfície, menor será a probabilidade de um efeito de brilho. O que acontece com a fricção é que esta polirá a superfície e modificará a sua rugosidade, tornando-a mais lisa e aumentando o brilho, e é por isso que dizemos que a principal causa do efeito de brilho na pintura é a fricção. Isto torna claro que as paredes lisas são muito mais susceptíveis de apresentar esta patologia.

A fricção não é a única causa.

Para além da fricção, o efeito de brilho pode também ser causado por outros fatores.

  • Depende do tipo de tinta utilizada e da emulsão que contém. A emulsão serve como fator de proteção do substrato sobre o qual a tinta é utilizada, pelo que quanto menor for a quantidade de emulsão, maior é a probabilidade de o efeito de brilho aparecer.
  • A percentagem de brilho da tinta. O brilho contém esmalte, o que o torna mais duro, mais fácil de limpar e mais resistente a riscos, arranhões e manchas. Por conseguinte, quanto mais baixa for a percentagem de brilho, mais provável é o aparecimento desta patologia.
  • Por fim, a cor. As cores não são a causa do efeito de brilho, mas é um facto que, em cores intensas, este é mais perceptível.

 

Quer evitar esta patologia?

 

A única solução para o efeito de brilho, uma vez surgido, é repintar a zona danificada. Por conseguinte, para evitar esta patologia, é preferível utilizar uma tinta adequada capaz de a combater.

É aconselhável utilizar produtos com um elevado teor de emulsão (Classe 1 de lavabilidade) que, como já foi referido, atuarão como protetor. Nas Tintas Compinta encontrará o produto Ovaldine +, uma tinta acrílica para paredes e tetos. A sua fórmula resiste à passagem do tempo e a todo o tipo de manchas, como óleo, gordura, vinho… e até a riscos. Pode ser esfregada sem deixar marcas e, em tinta mate, tem a máxima capacidade de lavagem. Além disso, é multa aderente e tem uma elevada cobertura e rendimento. O seu tempo de secagem é de 1 hora e recomenda-se a aplicação de uma ou várias demãos ligeiramente diluídas até à cobertura total do suporte.

Outro produto que tem uma emulsão elevada e ajuda a minimizar o efeito de brilho é o Massima +. Um esmalte de base aquosa para paredes e tetos. A sua elevada qualidade e o seu toque sedoso tornam-no num produto ideal para a decoração de áreas lisas. Além disso, tem uma durabilidade máxima que resiste a manchas e riscos. O seu tempo de secagem é de cerca de 15-30 minutos, esta rapidez faz com que seja um dos produtos escolhidos pelos profissionais.

Para evitar esta patologia, deve procurar produtos que tenham também uma elevada percentagem de brilho. Neste caso, o ideal é procurar uma tinta acetinada, que proporcionará brilho e uma resistência sedosa. Destacam-se produtos com estas características, como a Ovaldine acetinada. Uma tinta plástica vinílica de base aquosa que apresenta um excelente equilíbrio entre brilho, cobertura e brancura. Este produto deve ser diluído de acordo com a porosidade e o estado do suporte na primeira demão de aplicação. É aconselhável terminar com uma ou mais demãos ligeiramente diluídas para conseguir a cobertura total do suporte. O seu tempo de secagem é de 1 hora, pelo que é um produto relativamente rápido de utilizar.

Outro produto de destaque, ideal para evitar o efeito brilhante da pintura, é o Ovaldine semi-brilho. É uma tinta plástica à base de água semi-brilhante para exteriores que apresenta um equilíbrio perfeito entre resistência, aplicação, cobertura e rendimento. É amplamente utilizada para a inscrição de letras e decoração de acabamentos lisos de alta qualidade.

 

Para mais informações contacte a nossa equipa comercial: 936 359 292 (chamada rede móvel nacional)

Share this post

Back to Blog