Back to Blog

Tinta para fachadas: como escolher a melhor tinta para uso exterior

As fachadas são um elemento fundamental dos edifícios. Não só influenciam a sua aparência, como também desempenham um papel vital na sua habitabilidade, uma vez que a fachada é o elemento que resiste às condições meteorológicas e protege o interior do lar.

A pintura de fachadas desempenha um papel fundamental na sua manutenção. Uma fachada deteriorada pode levar ao aparecimento de doenças patológicas que podem afetar seriamente a saúde e a qualidade de vida dos habitantes, tais como a propagação de humidade, bolores, fissuras, fugas… Por esta razão, a reabilitação e renovação de fachadas é de importância vital, para garantir o perfeito estado e conservação do edifício e assim evitar problemas de natureza mais séria no futuro.

Um dos principais passos na renovação é escolher o revestimento de fachada mais adequado, uma vez que existem diferentes tipos de tintas, as quais, dependendo de vários fatores e variáveis, apresentarão um melhor comportamento mecânico e darão melhores resultados. Em Pinturas MONTÓ somos especialistas em reabilitação, renovação e proteção de fachadas e temos uma grande variedade de produtos que satisfazem as diferentes necessidades das fachadas.

Tipos de pintura de fachada

Distinguimos diferentes tipos de pintura de fachada de acordo com a sua composição, desempenho e funcionalidade:

Revestimentos acrílicos 100% liso

É uma tinta à base de água para exteriores. Na Pinturas MONTÓ oferecemos uma variedade de produtos de alta qualidade deste tipo, que oferecem grande cobertura, resistência e durabilidade. São uma garantia de sucesso.

O revestimento de fachadas Máxima é da mais alta qualidade, que não necessita de priming e oferece até 15 anos de garantia. Totalmente recomendado para aplicação em áreas com condições exigentes, tais como zonas costeiras ou húmidas, com elevada poluição ou temperaturas extremas.

Ovaldine Facades é o revestimento 100% acrílico com alta durabilidade e alta resistência às intempéries e à degradação da tinta, com até 12 anos de garantia.

Ovaldine Antifisuras é o revestimento elástico liso ideal para aplicação em fachadas com fendas, uma vez que é capaz de reparar e absorver fendas em fachadas de até 0,5 mm. Caracteriza-se pela sua elevada cobertura e desempenho, baixo brilho, aplicação rápida e garantia de 12 anos.

Outros revestimentos de fachadas

Estas são tintas que não são 100% acrílicas e garantem as múltiplas funcionalidades profissionais:

Tintas de fachada à base de silicatos

Estes são revestimentos que contêm silicato de potássio entre os seus componentes e são ideais para aplicação em superfícies minerais, tais como betão (concreto) ou gesso mineral, uma vez que aderem ao substrato mineral através de uma reação química insolúvel conhecida como petrificação ou silicificação, que permite que a tinta penetre na superfície sem formar uma película superficial. Esta reação química assegura que a tinta é mais durável e, sobretudo, uma proteção natural contra a proliferação de agentes biológicos, tais como bolores ou líquenes. Além disso, a sua textura torna possível esconder e cobrir muito bem as imperfeições na fachada, e até preencher fissuras.

O Silicato Ovaldino é o revestimento de silicato liso que proporciona elevada durabilidade e resistência em substratos minerais, onde se obtém a máxima aderência e respirabilidade, evitando assim a acumulação de humidade e a formação de bolhas e descamação.

Tintas de siloxano

As tintas de siloxano são revestimentos que contêm resinas de silicone entre os seus componentes, que garantem uma proteção mais duradoura e eficaz para fachadas. São também pinturas altamente resistentes à humidade e à sujidade. De facto, os seus componentes permitem que a humidade capilar do interior seja libertada.

O Ovaldine Siloxano é o revestimento de siloxano que oferece grandes vantagens, tais como alta durabilidade e proteção para a fachada, alta proteção em cores intensas, uma combinação perfeita de respirabilidade e impermeabilidade e uma garantia de até 12 anos. Além disso, repele a sujidade e a água graças à incorporação de siloxano na sua formulação, evitando assim a proliferação de manchas e humidade na superfície.

Revestimentos de fachadas de pliolite

Os revestimentos de pliolite contêm uma resina elastomérica microporosa, à base de solvente, à prova de água e altamente resistente. É uma tinta de secagem extremamente rápida e pode ser aplicada sobre superfícies húmidas ou quando a chuva ameaça.

O Ovaldine Montolite Acqua é um revestimento de pliolite liso com máxima aderência e baixa tensão superficial: ideal para substratos degradados.

Montokril é o revestimento acrílico para uso universal com um grande equilíbrio entre cobertura, resistência, impermeabilidade e respirabilidade, com garantia até 7 anos.

Cores de pintura de fachadas

A cor é também um elemento fundamental na decoração de fachadas. Oferecer uma vasta gama de cores, bem como poder replicar a cor exata da fachada é fundamental para oferecer um excelente serviço.

Na Tintas Compinta há uma vasta gama de cores para satisfazer os gostos e as necessidades dos seus clientes. Além disso, os nossos produtos também incorporam Tecnologia de Fachadas Frias, pigmentos frios que são aplicados à tinta e permitem que a fachada retenha menos calor exterior, conseguindo reduções da temperatura superficial de até 15ºC.

Se precisar de mais informações sobre algum destes produtos ou conselhos sobre a escolha da tinta mais adequada para o seu projeto, não hesite em contactar-nos. Teremos o maior prazer em ajudá-lo e acompanhá-lo em tudo o que precisar.

Share this post

Back to Blog