Back to Blog

Soluções contra o efeito de brilho na pintura

As patologias na pintura podem ser muito diferentes umas das outras. Uma das mais comuns é o efeito glitter. Como pintor profissional, terá que enfrentar essas marcas muitas vezes. Quer saber mais sobre eles e como tratá-los para manter os seus clientes satisfeitos?  

O que é o efeito de brilho?

O efeito brilho são aquelas marcas que são produzidas tanto na tinta fosca quanto na acetinada e quando sofrem fricção intensa, são conhecidas como efeito brilho na tinta. Os diferentes ângulos de visão e luz tornarão este efeito perceptível a olho nu em maior ou menor grau.

A sua principal causa é o atrito . Quando há atrito, o que acontece é que a superfície é polida, modificando a rugosidade e passando de uma rugosidade mais acentuada, para uma mais lisa. Um fator que deve ser levado em consideração é que o brilho depende da rugosidade da superfície, portanto, quanto mais rugosidade houver em uma superfície, menos provável será que ela sofra com o efeito de brilho. Assim sendo, uma parede lisa e quase sem rugosidade estará mais propensa a apresentar marcas dessa patologia.

Como evitá-lo?  

Primeiro, através do tipo de tinta que utiliza . Quanto menor for a quantidade de emulsão que o produto tiver, mais propenso estará ao efeito de brilho, pelo que se aconselha a utilização de produtos com elevado teor de emulsão (lavabilidade Classe 1). Nas Tintas Compinta encontra a Ovaldine + , para uma parede acrílica fosca de última geração e pintura de teto.  A sua fórmula é especialmente criada para resistir à passagem do tempo, manchas de óleo, vinho e arranhões de fricção. Este produto tem lavabilidade máxima em tinta fosca. Além disso, é uma tinta de fácil aplicação e com alto grau de cobertura.

As tintas que possuem grande quantidade de emulsão também minimizam esse efeito desagradável. Por exemplo, a Massima + , uma tinta à base de água para paredes e tetos, perfeita para decorar superfícies lisas de alta qualidade. Além disso, é de longa duração e resistente a manchas e arranhões.

Por outro lado, um produto que se destaca pelo seu efeito gloss é a Ovaldine Velour . Tinta plástica vinílica de alto desempenho para paredes e tetos que antige um excelente equilíbrio entre resistência, aplicação, ocultação e desempenho. Possui um acabamento elegante, semi-fosco com aspecto aveludado, que é aquele que combina as vantagens das tintas foscas, como cobertura, facilidade de aplicação ou capacidade de ocultar defeitos, com características das tintas acetinadas, como luminosidade, resistência a arranhões , ou lavabilidade. Além disso, o seu tempo de secagem é de 1 hora.

Outra característica que deve ter em consideração ao fazer o seu trabalho é a cor da tinta que utiliza. Em cores mais escuras, o efeito de brilho é mais apreciado.

Também é aconselhável usar tintas com alto percentual de brilho. Para isso, a tinta acetinada é o ideal. Proporciona brilho e ao mesmo tempo é resistente com um aspecto sedoso, como é o caso da Ovaldine acetinado, uma tinta plástica vinílica base aquosa com excelente equilíbrio entre brilho e cobertura.

O Ovaldine semibrilho também é um produto a ser considerado. É uma tinta plástica à base de água e semi-brilho que atende ao máximo de benefícios. Assim como o Ovaldine Velour, as suas características também incluem resistência, aplicação, cobertura e performance.

Deve-se lembrar que a cura total de qualquer tinta é de 28 dias, antes deste tempo a tinta não atingiu sua resistência máxima, por isso está mais suscetível ao aparecimento do efeito gloss.

Se tiver que enfrentar uma parede com esse efeito, a solução é repintar.

 

Saiba mais e obtenha toda a ajuda com o seu projeto, junto da nossa equipa comercial: 936 359 292 (chamada rede móvel nacional)

Share this post

Back to Blog