Back to Blog

Dicas para impermeabilizar terraços e telhados

As condições climatéricas típicas dos meses de Outono e Inverno provocam estragos em áreas expostas ao ar livre, tais como terraços e telhados. A água sob a forma de chuva, neve ou granizo é um dos agentes mais agressivos, o que aliado às baixas temperaturas significa que mesmo os materiais de melhor qualidade sofrem algum tipo de dano. O que pode ser feito para evitar a sua degradação e assim evitar possíveis problemas de fugas, fendas e outros tipos de patologias?

Técnicas para a impermeabilização de terraços e telhados

Antes de proceder à impermeabilização de um terraço, telhado ou passadiço, a primeira coisa a fazer é escolher a técnica mais adequada. Existem diferentes métodos, que também podem ser combinados uns com os outros, tais como tintas especiais para impermeabilização, com tecido asfáltico, entre outros.

No entanto, vamos mostrar-lhe em detalhe porque é que escolher uma tinta impermeabilizante especial para terraços como a TEJAMON TOP COVER é uma das melhores opções para alcançar óptimos resultados.

 

Impermeabilização de terraços passo a passo com TEJAMONT TOP COVER :

Antes de conhecer as suas possibilidades de aplicação, vejamos as características desta impermeabilização elástica fotoreticulável.

Trata-se de um produto contínuo, anti-cracking, microporoso, lavável e estável a temperaturas extremas que podem variar de -20ºC a 60ºC. Além disso, TEJAMONT TOP COVER cumpre as normas de impermeabilização, absorve fendas até 2mm, tem boa aderência, é permeável ao vapor de água e não tem defeitos visíveis no seu envelhecimento.

No que diz respeito à sua utilização é um produto perfeito para uso exterior em tijolo, argamassa de cimento, tecido asfáltico ou poliuretano projetado. Está também disponível em várias cores, tais como branco, vermelho, verde, cinzento e a cor dos azulejos.

 

 

Como preparar um terraço para a impermeabilização?

Em novas superfícies: se for argamassa de cimento, devemos ter em consideração que é importante permitir pelo menos 30 dias para que se fixe completamente, bem como para a limpeza de produtos estrangeiros. No asfalto e nos tijolos porosos é necessário verificar a aderência através de testes.
Em superfícies antigas: em primeiro lugar, a tinta velha e em estado degradado deve ser removida, as superfícies brilhantes devem ser coloridas para assegurar uma boa aderência, a solidez e ancoragem da tinta deve ser verificada. A superfície deve ser verificada para assegurar que está completamente seca.

Dicas para a aplicação do produto

Ao impermeabilizar terraços e telhados com TEJAMON TOP COVER é importante seguir as seguintes recomendações:

  • Não aplicar a temperaturas inferiores a 5ºC para evitar o congelamento, e não aplicar a temperaturas superiores a 35ºC.
  • Evitar aplicar o produto quando existe o risco de chuva iminente e esperar até que o substrato esteja completamente seco.
  • É essencial limpar toda a superfície, removendo toda a sujidade e bolor, lavando-a com água limpa.
    Para uma garantia completa é essencial a utilização de uma malha.
  • É aconselhável utilizar PRIMER IMPERMEABILIZACIÓN, um primário de textura rugosa que serve como ponte de ancoragem para a impermeabilização de terraços e telhados.
  • Os métodos de aplicação podem ser por pincel, rolo, pistola de pulverização com menos ar, pistola de pulverização com mistura de ar, pistola de pulverização aerográfica e turbo de baixa pressão.
  • O tempo de secagem do produto é entre 4 e 6 horas, e para a repintura demorará 24 horas.


Considerações gerais antes da impermeabilização de um terraço

Para além dos conselhos sobre a utilização de produtos como o TEJAMON TOP COVER, há uma série de considerações gerais antes de impermeabilizar um terraço ou um telhado. A este respeito, é necessário verificar se os esgotos permitem uma drenagem adequada para evacuar a água que cai à superfície, que no meio do Inverno pode ser em grandes quantidades. Além disso, deve ser dada atenção às grelhas, cantos ou juntas de expansão propriamente ditas para as selar em caso de deterioração.

Share this post

Back to Blog